O que são alimentos transgênicos?

    Os alimentos transgênicos são alimentos modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois de fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos.   
São alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias entre outros).
    O uso de herbicidas, pesticidas e agrotóxicos pode diminuir com o uso de alimentos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para combater às pragas. Por exemplo, uma lavoura convencional de soja pode utilizar até cinco aplicações de herbicidas, enquanto que uma lavoura transgênica utiliza apenas uma aplicação.
    A tecnologia transgênica já começa à testada em animais, com o principal objetivo de clonagem, como já foi feito, gerando um novo ser vivo à partir de outro utilizando apenas a tecnologia.
    No Brasil, há um decreto de rotulagem que obriga as empresas da área de alimentação a identificarem alimentos transgênicos com um "T" preto sobre um triângulo amarelo.